![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiU-z0IUH5uPTusTZZiH1ifGMPogNlwSJvmUomaOVbBLLutQSpWAgs-HQ1BvggULREJ_Mh5qXUBpnXH4-kqamBGRHmbmk9lKOPmdFvXBLb3ymrCAlTT3kqDP-zEmYA_NLZEMg_N7P9FxCs/s320/forro.jpg)
Definição da palavra Forró provém da expressão inglesa For All, que significa para todos. Acredita-se que os ingleses ofereciam festas aos operários que trabalhavam na construção das estradas de ferro da região Nordeste e os convidavam utilizando esse termo. Um outro significado para a origem da palavra forró é a de significar um baile comum, sem etiqueta, denominada pelo povo de "Forrobodó", e, que, com o passar do tempo, por ser mais fácil pronunciar, acabou virando "forró".
O forró é uma dança popular de origem nordestina. Esta dança é acompanhada de música, que possui o mesmo nome da dança. A música de forró possui temática ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região Nordeste do Brasil.Uma típica banda de forró é composta: sanfoneiro, zabumba e triângulo.
O mais importante divulgador do forró foi o músico Luiz Gonzaga, pernambucano. Luiz Gonzaga morreu em 1989, mas deixou imortalizado o forró, assim como o Baião. Na definição de Luiz Gonzaga, Forró é baile de ponta de rua, dentro da zona boêmia, de letra provocante e geralmente insultuosa, contando proezas e valentias. A primeira gravação em disco, cujo título evidenciava a palavra Forró, como local de dança foi em 1949, por Luiz Gonzaga. Gonzaga gravou o Baião intitulado "Forró de Mané Vito", dele em parceria com Zé Dantas, que mostravam muitas das características dos forrós.
No dia 13 de Dezembro é comemorado o Dia Nacional do forró, data esta definida pelo fato de se comemorar o aniversário de Luiz Gonzaga.
Por Angie Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário