quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

VIRADA DO ANO!



Fizemos uma pergunta séria: ”Como iria ser 2009”?


Mas até hoje não tivemos uma resposta alvissareira, como todos os anos.



E 2010, ano político, como será? Com tanta corrupção do ano anterior, que sempre terminou em pizza. (eles mudaram, agora termina em panetone) Será que os políticos irão tomar consciência e fazer um ano “limpo”.



A nossa esperança é que cada ano que inicia seja diferente. Mas continuamos a mesma coisa, nós é que nos enganamos.



Como Esperança é uma luz, esperamos que ilumine o ano vindouro.



A Confiança é uma força maior ficamos esperançosos que haja mudanças.


O Planeta precisa ser salvo espero que ainda haja tempo.



Vamos salvar o meio ambiente!


Que tenhamos cuidado com o aquecimento Global, as imudanças da natureza o ser humano cada vez cheio de maldades, políticos desonestos e a impunidade a toda solta.



O que está faltando?


Vergonha compromisso, a verdade é fé em Deus.


Sendo assim esperamos que o Ano de 2010 seja um modelo de boas realizações.!



“FELIZ ANO NOVO”


Nega Lu








segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

NATAL




A expectativa é grande para a comemoração do Natal, afinal de contas iremos comemorar o nascimento do Menino Deus.



Todas as casas estão preparadas, cada uma mais bonita que a outra, a arrumação para Ceia de Natal deixa as donas de casa ansiosas para preparar e sair tudo dentro dos conformes, a correria para as compras dos presentes é uma batalha só.



Mas será que o Natal é só isso?



Não pensamos realmente na preparação para o Natal.


Nem sequer passou nas nossas mentes como será a Ceia das pessoas menos favorecidas? Os presentes que compramos vão ser dados a eles também?



E o nosso interior está preparado?



Antes desta arrumação precisamos nos preparar vê o que está faltando, se na nossa semeadura semeamos: amor, paz, bondade, confiança, amizade, fraternidade, solidariedade, felicidade, esperança...



Estes são os ingredientes que não podem faltar para ter um NATAL FELIZ.



Que nosso coração esteja preparado e purificado para receber o Menino Deus.



Que tenhamos um Natal cheio de luz iluminado, e que possamos espargir para outros.



Nega Lu


sábado, 12 de dezembro de 2009

DIA NACIONAL DO FORRÓ


VAMOS PARA UM FORROBODÓ ?


Prestar uma homenagem a "SEU LULA."



Definição da palavra Forró provém da expressão inglesa For All, que significa para todos. Acredita-se que os ingleses ofereciam festas aos operários que trabalhavam na construção das estradas de ferro da região Nordeste e os convidavam utilizando esse termo. Um outro significado para a origem da palavra forró é a de significar um baile comum, sem etiqueta, denominada pelo povo de "Forrobodó", e, que, com o passar do tempo, por ser mais fácil pronunciar, acabou virando "forró".


O forró é uma dança popular de origem nordestina. Esta dança é acompanhada de música, que possui o mesmo nome da dança. A música de forró possui temática ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região Nordeste do Brasil.Uma típica banda de forró é composta: sanfoneiro, zabumba e triângulo.


O mais importante divulgador do forró foi o músico Luiz Gonzaga, pernambucano. Luiz Gonzaga morreu em 1989, mas deixou imortalizado o forró, assim como o Baião. Na definição de Luiz Gonzaga, Forró é baile de ponta de rua, dentro da zona boêmia, de letra provocante e geralmente insultuosa, contando proezas e valentias. A primeira gravação em disco, cujo título evidenciava a palavra Forró, como local de dança foi em 1949, por Luiz Gonzaga. Gonzaga gravou o Baião intitulado "Forró de Mané Vito", dele em parceria com Zé Dantas, que mostravam muitas das características dos forrós.


No dia 13 de Dezembro é comemorado o Dia Nacional do forró, data esta definida pelo fato de se comemorar o aniversário de Luiz Gonzaga.



Por Angie Barbosa

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O CICLO LITÚRGICO DO NATAL



AS

CELEBRA

ÇÕES

DO NATAL,

ABRINDO O ANO LITÚRGICO

SE REFEREM AO MISTÉRIO DA VIDA DO FILHO DE DEUS ENTRE NÓS. O CICLO CELEBRATIVO ABRANGE: TEMPO DO ADVENTO: PREPARAMO-NOS PARA CHEGADA DO SENHOR AO LONGO DE QUATRO DOMINGOS, QUE SÃO CHAMADOS DE DOMINGOS DO ADVENTO.


TEMPO DE NATAL: TEM INICÍO NA NOITE DO DIA 24 E SEU PONTO ALTO É O DIA 25, QUANDO CELEBRAMOS A FESTA DO NASCIMENTO DE JESUS CRISTO, NOSSO SALVADOR. A CELEBRAÇÃO DE NATAL SE PROLONGA POR OITO DIAS, QUE FORMAM A OITAVA DE NATAL. NO OITAVO DIA, TEMOS A SOLENIDADE DA SANTA MÃE DE DEUS, MARIA, QUE COINCIDE COM O ANO NOVO E O DIA MUNDIAL DA PAZ. TEMPO DA EPIFANIA: É A CELEBRAÇÃO DA MANIFESTAÇÃO DE JESUS QUE É ADORADO PELOS MAGOS. JESUS É RECONHECIDO COMO LUZ DO MUNDO E SALVAÇÃO OFERECIDA A TODOS OS POVOS.


O MENSAGEIRO DE S. ANTÔNIO

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

DIA NACIONAL DO SAMBA



Se perguntarmos aos gringos o que surge em suas mentes quando pensam na palavra "Brasil", imediatamente eles responderão: "Carnaval, Ronaldinho, Caipirinha e... Samba".


O Samba é um gênero musical rapidamente associado ao nosso país. A animação presente nas rodas retrata a alma do brasileiro. E o dia 02 de dezembro é marcado por ser o Dia Nacional do Samba.


Reza a lenda que a escolha do dia 02 de dezembro para comemorar o Dia Nacional do Samba é inspirado na primeira vez em que o compositor mineiro Ary Barroso pisou em território baiano e foi homenageado pelo vereador Luis Monteiro da Costa com a instauração da data.


A homenagem do vereador baiano ao mestre da música Ary Barroso é baseada no samba "Na Baixa do Sapateiro", de 1938, em que Barroso reverencia a capital baiana.


Fonte: http://www.obaoba.com.br/


O dia do samba, foi instituído pela Câmara de Vereadores da cidade de Salvador em 1940, como parte das homenagens ao compositor Ary Barroso, que um ano antes lançara “Aquarela do Brasil”, com certeza a música mais conhecida, executada e regravada fora do Brasil. Esta foi a data que ele (Ary Barroso) visitou Salvador pela primeira vez.


A festa foi se espalhando pelo Brasil e virou uma comemoração nacional e em 1963 foi instituído o Dia Nacional do Samba. Atualmente duas cidades costumam comemorar o Dia do Samba: Salvador e Rio de Janeiro.


Fonte: visaocarioca.com.br

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O QUE É QUE A BAIANA TEM?


Pergunta curiosa.

Cartão-postal da Bahia e símbolo de simpatia.

A maneira alegre e carinhosa de nos receber.


Vestuário das Iyalorixás


O vestuário de uma Iyalorixá é diferente das roupas usadas pelas equédis e iaôs, é caracterizada pelo uso da "Bata" que é usada por fora da saia com o camisu por baixo, nas casas tradicionais somente a Iyalorixá pode usar, se ela permitir suas filhas egbomis podem usar também, mas nunca permitirá o uso da Bata por uma equédi, iaô ou abian.


A Bata é símbolo de cargo ou posto dentro da hierarquia do candomblé. O pano da costa dobrado sobre o ombro também tem sua representação, é um símbolo de cargo pois as iaôs o usam amarrado no peito, as egbomis na cintura e Iyalorixás no ombro.


Normalmente, saias e Batas de bordado richelieu (como a usada por mãe Stella) também só são usadas pelas Iyalorixás, assim como o pano da costa de Alaká africano.


Os turbantes também chamados de torço ou ojá, usados na cabeça normalmente são maiores e mais ornamentados, assim como determinados fio-de-contas não podem ser usados por pessoas que não tem cargo, o (fio de ouro)[1] por exemplo só pode ser usado por Iyalorixás com mais de 50 anos de Santo, símbolo de senioridade (como o usado por mãe Menininha).


Mãe Tatá na foto aparece com o pano da costa na cintura, também pode, porque antes de ser uma Iyalorixá ela é uma egbomi, ao passo que as equédis estão vestidas com roupas mais simples.


Além do simbolismo do vestuário, existem muitos objetos que podem ser caracterizados e usados somente por Iyalorixás e Babalorixás, o anél de ouro com um búzio incrustado é um deles. O brinco de ouro com búzio antes também exclusivo das iyalorixás tornou-se de uso comum, sendo usado até por pessoas que não fazem parte da religião.


Na nação Jeje o uso do Humgebê só é permitido a quem já fez a obrigação de sete anos, ou melhor, é quando a pessoa recebe o hungebê que passa a ser um vodunsi.


Outra característica do vestuário é o uso do Ojá na cabeça, no Candomblé Jeje quem é de santo aboró usa o ojá com uma aba, e quem é de santa Iyabá ou Aiabá usa duas abas (como mãe Tatá na foto por ser de Oxum), nas outras nações algumas pessoas adotam esse uso.[2]


Baiana do Acarajé




Baiana do acarajé.


A baiana do acarajé (ou simplesmente baiana) é como são chamadas as mulheres que se dedicam à profissão de vendedora de acarajé e outras iguarias da culinária baiana. Na maioria da vezes são filhas ou mães de santo do candomblé que adotaram essa profissão autônoma principalmente por não ter um vínculo com patrão ou empresa. Isso se dá em virtude das obrigações do candomblé muitas vezes requererem sua presença por períodos variáveis de dias podendo chegar a um mês, e se tivesse um patrão seria quase inviável. Mulheres batalhadoras que com muita luta conseguiram a regularização da profissão junto aos poderes públicos. Uma das principais figuras típicas do Brasil, chega a ser uma caracterização obrigatória nas Escolas de Samba do país.


Sua roupa também é de baiana, pode ser uma roupa simples com saia sem roda, bata, ojá na cabeça e os tradicionais fio-de-contas, ou mais sofisticada com todos os adereços como usam as baianas de eventos turísticos


.


A indumentária típica das baianas constitui-se no marco característico da mulher afro-descendente da Bahia, que mantém vivas suas raízes históricas; como tal ela é representada em diversos eventos turísticos típicos, folclóricos, muitas vezes contratadas por empresas, em toda a Bahia e até fora dela. São de cores alegres, usam Batas de renda ou richelieu, e o turbantes ou torços são bem grandes e trabalhados, são independentes da hierarquia do candomblé, não precisa ser uma iyalorixá para usar Bata, todas usam.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia
livre.




A baiana tem deliciosos quitutes no seu tabuleiro para nos oferecer: Vatapá,caruru,mungunzá,cocadas,bolinho de estudante e etc...

Além do seu figurino lindíssimo seus balangandãs

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA



Onde será que está aquela libertação”?
Será que arquivaram?
Ainda hoje sofremos.


Vivemos ainda o preconceito racial, falta de bons empregos para os negros, trabalhos escravos nas fazendas, nas plantações de cana.


Descriminações sociais, nas escolas, clubes, nas repartições públicas, os papeis dos
personagens nas novelas, nos esportes nas
religiões no tratamento
em geral.
Assista
à novela Caras e Bocas ela traz um exemplo claro do preconceito racial.


A seleção para propaganda de um sorvete:


A criança negra saiu melhor que a branca, no entanto, foi descartada pelo preconceito.


A luta por esta desigualdade, parece que está chegando a um consenso, a exemplo dos Estados Unidos com o primeiro presidente negro Barack Obama .


Talvez a princesa Isabel pensasse que iria sair do papel a Lei assinada por ela.


Vamos continuar lutando.


Em 20 de novembro de 1695 morre Zumbi dos Palmares, um grande líder desta luta.


Como diz meu esposo Eron:“Se a cor da pele tivesse força, mudava a cor do sangue”



LÚCIA



sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O QUE SIGNIFICA HALLOWEEN ?


Uma pergunta óbvia sobre o Halloween é, "O que a palavra significa?" O nome é, na realidade, uma versão encurtada de "All Hallows' Even"(Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day). "Hallow" é uma palavra do inglês antigo para "pessoa santa" e o dia de todas as "pessoas santas" é apenas um outro nome para Dia de Todos os Santos, o dia em que os católicos homenageiam todos os santos. Com o tempo, as pessoas passaram a se referir à Noite de Todos os Santos, "All Hallows' Even", como "Hallowe'en", e mais tarde simplesmente "Halloween".
Seguindo a tradição judaica, os cristãos consideram os dias santos do pôr do sol de um dia até o pôr do sol do dia seguinte. É daí que temos o costume de comemorar a véspera de Natal, de Ano Novo, etc. O antecessor direto do Halloween de hoje é a festividade que era iniciada no Dia de Todos os Santos, o qual começava ao pôr do sol do dia 31 de outubro.
Apesar de seu nome vir do Dia de Todos os Santos, o Halloween moderno é, na verdade, uma combinação de várias tradições diferentes. Na realidade, muitas das coisas que fazemos no Halloween antecedem completamente o cristianismo. Nas seções a seguir, falaremos das principais tradições que são seguidas no Halloween hoje e veremos como todas elas se misturaram em uma só festa.


Por que as pessoas adoram o Halloween?


Então, agora que sabemos de onde vêm os diferentes elementos do Halloween, a pergunta fica: por que nos alegramos em uma celebração da morte e de forças sobrenaturais?
Duas questões relacionadas são:



· por que gostamos de levar susto?
· por que gostamos de nos vestir como figuras assustadoras?

Todos esses prazeres parecem ser características humanas universais, com festivais relacionados à morte e desfiles de fantasias aparecendo em muitas culturas. Como seres humanos, temos total consciência de nossa própria mortalidade e da morte em geral. As culturas humanas são obcecadas pela morte porque não podemos entendê-la, e ainda assim ela aparece em tudo o que fazemos. É um dos mistérios mais assustadores com que nos deparamos na vida. Uma maneira de se sentir mais confortável com esse mundo desconhecido é torná-lo leve como um festival. Isto deixa todas as idéias assustadoras em aberto, onde podemos encará-las mais confortavelmente, nos divertindo com outras pessoas em vez de contemplar a mortalidade sozinhos.
Cartões de Halloween
Nos últimos 50 anos, os cartões se tornaram uma parte importante da celebração do Halloween. Os primeiros cartões de Halloween foram vendidos no início dos anos 1900, e a idéia realmente teve efeito depois disso. Com mais de 24 milhões de cartões de Halloween enviados a cada ano, a festa é agora a oitava ocasião mais popular para se enviar cartões nos Estados Unidos.
Além de trabalhar com o mal-estar a respeito dos mistérios da morte e do sobrenatural, as pessoas gostam de serem assustadas por razões puramente biológicas. Quando você assiste a um filme de terror ou anda em uma montanha russa, seu cérebro aciona uma resposta de medo. Seu corpo libera adrenalina e outros hormônios que fornecem energia extra para lidar com a situação. Quando você está realmente em perigo, é claro, não gosta de sentir esses hormônios, você simplesmente os usa para lutar, escapar ou tomar alguma outra atitude. Quando o perigo é simulado, porém, sua mente sabe que, na verdade, você está seguro e gosta da energia que os hormônios te dão. O medo intencional e sob controle é divertido porque ele proporciona uma corrida de hormônios e o ajuda a trabalhar com seus medos em geral em um ambiente seguro.
Ao nos vestirmos com nossos medos, nós os temos mais perto, tomando um certo controle deles. Isto pode ser particularmente eficaz com crianças. Elas geralmente não têm medo da mortalidade tanto quanto de figuras sinistras como monstros e fantasmas. Uma vez que elas se vestem como um monstro e brincam com a personagem, eliminam um pouco do mistério do monstro, tornando-o menos ameaçador.
É claro que o "travessuras ou gostosuras" não é apenas usar roupas aterrorizantes. Normalmente, as crianças se vestem como sua personagem de desenho favorita ou uma figura adulta como um bombeiro ou um astronauta. O prazer disso consiste simplesmente na alegria de atuar - as crianças anseiam pelo Halloween porque elas podem habitar uma personagem, sendo ela uma figura aterrorizante ou um super-herói idolatrado. Os adultos gostam de se vestir por razões semelhantes, e é por isso que as simulações são parte de tantos festivais de diferentes culturas. Colocar uma máscara permite que as pessoas esqueçam suas inibições e saiam de si mesmos por uma noite. Usando uma fantasia, as pessoas dizem e fazem coisas que provavelmente não fariam em sua rotina. É muito gratificante entrar num personagem por um tempo, mesmo (ou especialmente) para um adulto.
O Halloween parece ter uma função valiosa para muitas crianças e adultos. Ele continua tão popular porque preenche nossa necessidade básica de nos referirmos aos mistérios que nos amedrontam e até mesmo de celebrá-los. É um verdadeiro testamento ao poder das tradições do Halloween que elas foram passadas de pai para filho e abraçadas por tantas gerações.


por Tom Harris - traduzido por HowStuffWorks Brasil




terça-feira, 20 de outubro de 2009

HOJE É O DIA DO POETA.


Hoje, vinte de OutubroÉ o dia do poeta, ou da poesiaÉ dia daqueles que em rimas Contam tristezas e alegrias.Somos poetas porque temos o dom Do qual o Criador nos dotouTrazemos a todos os que nos leem Aquilo que o mundo nos ensinou Somos poetas de amores vividos E de tantos amores que imaginamos De dores não por nós sentidas Mas que de outros sentimos e choramos Somos poetas porque amamos as letrasA Natureza e tudo que há de divinoPorque fazemos de uma pequena florUma estória de um grande amorE fazemos do amor um verdadeiro hino.
JORGE GAUCHO
Publicado no Recanto das Letras em 20/10/2009Código do texto: T1877042

sábado, 17 de outubro de 2009

DIA DO MÉDICO



O médico é um dos mais importantes profissionais presentes em nossa sociedade. Sua função está ligada à manutenção e restauração da saúde. Este profissional utiliza o saber específico, técnicas e abordagens que lhe permitem promover a saúde e o bem-estar físico, mental e social dos indivíduos. O dia 18 de outubro é considerado o dia do médico em muitos países, como Brasil, Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos. Esta data foi escolhida por ser o dia consagrado a Lucas, o "amado médico", segundo o apóstolo Paulo. Lucas teria estudado medicina em Antioquia, além de ser pintor, músico e historiador; um dos mais intelectuais discípulos de Cristo. A tradição de ter Lucas como o patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV.


ORAÇÃO AOS MÉDICOS


Ó Mestre, eu te agradeço porque me entregaste amissão de exercer a medicina, restituir a alegria deviver às pessoas que me são confiadas a qualquer hora, momento e lugar.
Ofereço-te a minha vocação de servir a sociedade como instrumento de tua providência como instrumento de tua providência.
Grandes são os avanços da ciência, mas também são inúmeros os desafios à limitação humana que exige de mim seriedade, equilíbrio, sabedoria e fidelidade ao juramento que fiz.
Ó Deus da vida! Ilumina-me e faça de mim um mensageiro de misericórdia e esperança.
Que no final de cada jornada eu possa celebraro renascer da vida, fruto do trabalho e entregar-te às situações da minha limitação quando não tiver êxito.
Senhor, que vieste trazer vida e vida em abundância,tornar-me um instrumento de tua misericórdia.
Amém.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

AOS PROFESSORES




"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem, de repente, aprende"

Guimarães Rosa







"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem, de repente, aprende"Guimarães Rosa

As bolas de papel na cabeça,os inúmeros diários para se corrigir,as críticas, as noites mal dormidas...Tudo isso não foi o suficiente para te fazer desistir do teu maior sonho:Tornar possíveis os sonhos do mundo.
Que bom que esta tua vocação tem despertado a vocação de muitos.Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,quando em seu dia-a-dia tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste.Teu mundo é alegre, pois você consegue olhar os olhos de todos os outros e fazê-los felizes também.
Você é feliz, pois na tua matemática de vida,dividir é sempre a melhor solução.Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida o teu coração a cada dia,dando-te tanto prazer em ensinar.
Homenagens, frases poéticas,certamente farão parte do seu dia a dia e quero de forma especial, relembrar a pessoa maravilhosa que você é e a importância daquilo do seu ofício.
É por isto que você merece esta homenagem hoje e sempre, por aquilo que você é e por aquilo que você faz.





Autor: desconhecido


"PARABÉNS"








sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O QUE É SER CRIANÇA ?


Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias, sorrisos e brincadeiras. Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar. Ser criança é acreditar num mundo cor de rosa, cheio de pipocas. É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco. É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos.
Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias. Ser criança é estar de mãos dadas com a vida na melhor das intenções. É acreditar no momento presente com tudo o que oferece, é aceitar o novo e desejar o máximo.
Ser criança é estar em constante estágio de aprendizado, é querer buscar e descobrir verdades sem a armadura da dúvida. Ser criança é olhar e não ver o perigo. Ser criança é ter um riso franco esparramado pelo rosto, mesmo em dia de chuva, é adorar deitar na grama, ver figuras nas nuvens e criar histórias. Ser criança é colar o nariz na vidraça e espiar o dia lá fora. É gostar de casquinha de sorvete, de bolo de chocolate, de passar a ponta do dedo no merengue.
A final ser criança é uma maravilha !




PRIMAVERA


Estação mais formosa!
Perfumes mil, flores de todas as cores e tamanhos deixando todos os vales, jardins em um verdadeiro deslumbramento!
É um período em que todo ser humano fica mais feliz.
A natureza fica mais bela, presenteando a todos, com as flores de todos os matizes.
Só em observar a paisagem, crianças, adultos, idosos adoram colher flores, gostam de apreciar a beleza e sentir os perfumes que exalam das flores. As abelhas retiram o nécta para fazer o mel, o beija-flor nesta estação tem um trabalho maravilhoso para beijar todas as flores além de se alimentarem fazem a polinização.
Neste período os bosques, vales os jardins se enchem de borboletas, joaninhas, os pássaros aproveitam esta beleza para namorar e entoar maravilhosos cânticos.
A primavera é o inicio da reprodução de muitas espécies animais e vegetais.
Cuidem da natureza para que nos próximos anos tenhamos mais flores perfumadas, borboletas, beija-flor, joaninhas, vários pássaros e lindas paisagens.

MLRibeiro.

sábado, 12 de setembro de 2009

Super Mercado Do Céu



Há muito tempo, andava eu pela estrada da vida. Um dia vi um letreiro que anunciava \"SUPERMERCADO DO CÉU\". Aproximei-me. Chegando perto, uma porta se abriu. Sem me dar conta, lá estava eu, dentro, de pé.Vi um exército de anjos, anjos por toda parte. Um me deu a cesta, e disse:- Filho faça bem suas compras! E o que não puderes carregar, poderá buscar outro dia.Tudo o que um cristão merecia estava ali.Eu não perdi tempo e comecei a circular pelo Supermercado. Primeiro comprei PACIÊNCIA e CARIDADE que estavam na mesma seção. Mais à frente, havia COMPREENSÃO. Peguei um pacote. Depois voltei e peguei mais, porque a gente sempre precisa dela. Comprei, ainda, uma caixa de SABEDORIA e três de FÉ.Vi uma luz vindo do alto das prateleiras. Detive-me a contemplá-la. Era o ESPÍRITO SANTO. Ele enchia tudo. A SALVAÇÃO era gratuita e acabei pegando bastante, para mim e para você.Com minha cesta quase cheia dirigi-me ao caixa para pagar a conta; tinha o necessário para fazer a vontade de Deus.Enquanto passava pelos corredores, vi ORAÇÃO, coloquei-a na cesta, pois sabia que lá fora iria encontrar o pecado. No caminho do caixa, havia balaios com CANTOS e LOUVORES. Peguei vários de ambos.Chegando minha vez no caixa, um anjo passou todas as mercadorias.Feitas as somas, perguntei : - Quanto devo ?O anjo olhou para mim e sorriu. Disse-me para levar tudo àquilo por onde eu andasse.E acrescentou: - FILHO, JESUS PAGOU A SUA CONTA HÁ MUITO TEMPO, NO MONTE CALVÁRIO! FAÇA BOM USO DE SUAS COMPRAS. VÁ EM PAZ E VOLTE SEMPRE!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

SÓ EXISTE UMA SAÍDA


Se a força do ego de um vazio te dominar, te arrastando para o vale das trevas sem limites, sem jamais resplandecer a luz da compreensão, creia em Deus. Ele é transformação, o único renovador das idéias. Só Ele é capaz de transformar idéias em nobres realizações. Edificador constante dos grandes empreendimentos humanos, Ele se revela como luz na vida dos que nele crêem. Plenitude terrena, faz renascer a cada dia a esperança entre os seres humanos. Só Ele é o caminho certo para o sentido de todas as coisas, traduzindo o verdadeiro sentido da felicidade.

Francisco Rodrigues Cordeiro

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

PAI VOCÊ É 10...






Quiçá o segundo domingo de agosto, “Dia dos Pais”, fosse lembrado durante o ano todo, a vida inteira. Ser pai, independente da situação de cada um: aquele que cria que acompanha o crescimento e o que sabe, porque nem sempre todos têm experiência nessa tarefa, dar bons conselhos ao seu filho. Aquele que, como dizem, só quer reproduzir e não arcar com a responsabilidade não merece mérito. Sequer uma simples lembrança. Ouço as pessoas comentarem, e até creio que seja coerente afirmar, que só quem já alcançou a condição de ser pai sabe, na verdade, da dimensão e responsabilidade que tem, que não é pouca e dura à vida toda. Uma vez pai, sempre pai. Embora este escriba ainda não conheça essa fase da vida – e aqui eu abro um espaço pra dizer o quão é grande o meu desejo de ser pai, mas tudo tem o seu devido tempo – é importante que se tenha consciência que existe, assim como na vida, um processo de evolução. Antes de ser pai somos todos filhos. E ao filho, o pai deve oferecer e manter uma amizade verdadeira, sólida, digna de respeito mútuo. Assim, evitará qualquer atrito entre ambos. Ouvir o pai com atenção também é muito importante. Deve-se lembrar, como já disse, que ele também já passou por experiências das quais o filho ainda está longe de adquirir. É preciso que essas experiências sejam recebidas como forma de não cometer os mesmos erros, desenganos e ilusões.Ser pai é, enfim, mostrar o caminho certo que deverá seguir seu filho, que provavelmente no futuro terá a mesma tarefa. É ter o prazer de acompanhar, lado a lado, o crescimento e a continuidade da sua essência, ver um pouco ou muito de si no próprio filho. É descobrir que, juntos, pai e filho podem aprender um com o outro. Ser pai é um ser maravilhoso, direito de todo homem, mas que não é pra qualquer um.
PARABÉNS A TODOS OS PAIS !

quarta-feira, 29 de julho de 2009

SAUDAÇÕES






Toda saudação deve basear-se em pensamento de paz e alegria.
Pense no contentamento quando alguém lhe endereça palavras de afeto e simpatia, e faça o mesmo para com os outros.
Mobilize o capital do sorriso e observará que semelhante investimento lhe trará precioso rendimento de colaborações e felicidade.
Uma frase de vontade e compreensão opera prodígio na construção do êxito.
Auxilie aos familiares com a sua palavra de entendimento e esperança.
Se você tem qualquer mágoa remanescendo da véspera, comece o dia à maneira do Sol: esquecendo a sombra e brilhando de novo.

Autor desconhecido

segunda-feira, 20 de julho de 2009

PEDAÇOS DE AMIZADE


E eu digo que é o tempo que ganhamos com cada amigo que
Visite: Mensagens, Papel de Parede, Videos faz cada amigo tão importante.
Amizades são feitas de pedacinhos.
Pedacinhos de tempo que vivemos com cada pessoa.
Não importa a quantidade de tempo que passamos com cada
amigo, mas a qualidade do tempo que vivemos com cada pessoa.
Cinco minutos podem ter uma importância muito maior do que
um dia inteiro.
Assim, há amizades que são feitas de risos e dores compartilhados;
outras de escola; outras de saídas, cinemas, diversões; há ainda aquelas que nascem a gente nem sabe de quê, mas que estão presentes.
Talvez essas sejam feitas de silêncios compreendidos,
ou de simpatia mútua sem explicação.
Hoje em dia, muitas amizades são feitas só de e-mails e essas
não são menos importantes.
São as famosas “amizades virtuais”.
Diferentes até, mas não menos importantes.
Aprendemos a amar as pessoas sem que possamos julgá-las
pela sua aparência ou modo de ser, sem que possamos
(e fazemos isso inconscientemente às vezes ) etiquetá-las.
Há amizades profundas que são criadas assim.
Saint-Exupéry disse:

“Foi o tempo que perdestes com tua rosa que fez tua rosa tão
importante”.
E eu digo que é o tempo que ganhamos com cada amigo que
faz cada amigo tão importante.
Porque tempo gasto com amigos é tempo ganho,
aproveitado, vivido.
São lembranças para cinco minuto depois ou anos até.
Um amigo se torna importante pra nós, e nós para ele,
quando somos capazes, mesmo na sua ausência,
de rir ou chorar, de sentir saudade e nesse instante
trazer o outro bem pertinho da gente.
Dessa forma, podemos ter vários melhores amigos de
diferentes maneiras.
O importante é saber aproveitar o máximo cada minuto
vivido e ter depois no baú das recordações horas para
passar com os amigos, mesmo quando estes estiverem
longe dos nossos olhos.

VOCÊ É RESPONSÁVEL POR TUDO AQUILO QUE CATIVA

sexta-feira, 12 de junho de 2009

"VIVA SÃO JOÃO"


FESTAS JUNINAS

É tempo de fogueiras, sanfonas animadas, forrós, quadrilhas, bandeirolas coloridas e comidas gostosas. Tempo de usar vestido florido, camisa xadrez, botas. Ah! Não pode esquecer o chapéu de palha.
Tempo de fazer simpatias, promessas para Santo Antonio, São João e São Pedro. Pedir a eles a proteção. São eles os santos de junho, segundo a crença popular, arrumam casamento bom, fazem adivinhações do futuro e possuem a chave da felicidade.
A festa de São João é uma animação só, muita alegria, barulho, quentão, fogos, danças e os deliciosos quitutes canjica, pamonha, bolo de milho, bolo de aipim e puba etc.
É uma festa popular. Do Norte ao Nordeste é aquela animação. Nos lares mais humildes aos da classe mais alta.
Temos que ter cuidado com os Balões, pois trazem perigo para humanidade.

O Casamento.

Fui convidado para tocar no casamento,
De Joaninha, filha de João fogueteiro.
Casava-se na noite de São João.
Contra a vontade com o velho Pedro chaveiro.

À meia noite, quando estava festejando.
Tocando fogos e dançando no terreiro
Gritaram assim: roubaram a noiva.
E foi o jovem Antonio casamenteiro.

Ai, ai, ai, ai, que pena eu tenho.
Do velho Pedro chaveiro.
Ai, ai, ai,ai, além de velho, Bis.
Nem, casado, nem solteiro.




Viva São João, meu pai.
Cadê o licor que não sai.



Não soltem balões.


Cuidado com a animação,tomem licor mas não dirijam.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

VAMOS SALVAR O PLANETA TERRA



VAMOS SALVAR O PLANETA TERRA

Ainda há tempo de salvar o Planeta Terra.
Necessitamos urgentemente, de mais cidadãos que digam: “vamos tentar algo antes que seja tarde para salvarmos o planeta.”
Quando Deus fez o mundo, o fez completo com: rios, mares, fauna, flora, céu, terra, noite, dia, e disse “tudo é bom”. Mas nós, também Sua criação Divina, destruímos, com, queimadas, desperdícios e mau uso dos elementos da Natureza.
O dia mundial do meio ambiente e da Ecologia, e a cada ano que passa é mais preocupante a situação do nosso amado planeta terra.
Esta data é extremamente importante para a conservação da natureza, mas pensar em meio ambiente e ecologia só nesta data não resolve, todos os dias temos que lutar por ela e pelo menos fazer nossa parte, pois a situação não é das melhores.
É degradação da natureza pelos quatro cantos do planeta, efeito estufa, desmatamento, emissão de gazes poluentes de todos os tipos, matança e captura de animais silvestres, queimadas, etc.
Nós, infelizmente, não sabemos cuidar do nosso planeta que não tem fonte inesgotável de recursos, então, um dia não teremos mais nada para colher, nem nada para beber.
Nós não reciclamos, utilizamos fontes de energia que polui, não sabemos cuidar do nosso lixo, não temos o habito de denunciar abusos a natureza, não apoiamos quem está lutando por ela. Nós somos realmente mal educados, conformados e preguiçosos.
Vamos Salvar.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

ORAÇÃO DE JUNHO




ORAÇÃO DE JUNHO

Senhor Jesus,que a contemplação da Trindade me predisponha para construir minha vida a partir deste modelo consumado de comunhão.Possa a Eucaristia recorda-me sempre que pertenço ao povo redimido por ti e a caminho do Pai,que a água e o sangue,jorrados de teu coração transpassado,revigorem o amor e a fidelidade que estão no meu coração !Com Pedro e Paulo, discípulo e missionário, com João Batista teu precursor,cria no meu coração o mesmo amor por ti e por tua Igreja,e inspire minha tarefa de preparar os corações para receber-te.
Amem.
Irmã Sonia de Fátima Marani Lunadelli.








segunda-feira, 18 de maio de 2009

DICAS PARA VIVER MELHOR



*Abrir espaço para novas idéias;
*Aprender a conviver com diferença;
*Aceitar as limitações e as características de cada idade, valorizando o que elas têm de melhor;
*Cuidar da saúde em todos os seus aspectos;
*Fazer sempre o melhor que puder dentro daquilo que é possível fazer;
*Estar aberto às mudanças;
*Viver o momento presente, pois a vida é soma de momentos. E como dizem alguns: “A vida é curta, curta a vida”
*Procure ter momentos de oração ou faça de sua vida uma oração: silencie e converse consigo e com Deus

*

quarta-feira, 13 de maio de 2009

LIBERTAÇAO DOS ESCRAVOS ?


No dia de 13 de maio de 1988 a Pricesa Isabel assinou a Lei Áurea decretando o fim da escravidão.
Isto aconteceu naquela época, e hoje aqui no Brasil ainda convivemos com este problema sério e difícil de resolver “a escravidão”
Onde será que está aquela “libertação”?
Será que arquivaram?
Vivemos ainda o preconceito racial, falta de bons empregos para os negros, trabalhos escravos nas fazendas na plantação de cana em fim os que vivem trabalhando sem a menor condição, não recebem dinheiro pois é para pagar o que come, os acampa mentos lembram as senzalas,com as acomodações péssimas. Então acho que os tempos não mudaram. Descriminações sociais, nas escolas, clubes, nas reparti
ções públicas,os papeis dos personagens nas novelas, nos esporrtes, nas religiões, o tratamento em geral,com ditos maldosos, apelidos maliciosos, e agora as “benditas cotas” em todos os sentidos para os negros. A princesa Isabel talvez pensasse que iria sair do papel o decreto dela.
Vamos pedir a Nossa Senhora de Fátima que proteja esta classe social. E todos aqueles que vivem sob os regimes autoritários, sem direito a se quer pensar em viver decentemente.

Lucia

terça-feira, 12 de maio de 2009

VIVER COM ENTUSIASMO


VIVER COM ENTUSIASMO

Jamais diga ou pense não ser capaz de realizar determinada tarefa, pois a habilidade motora em determinadas pessoas poderá ter seu pico por volta dos 45 anos, bem como certos componentes da inteligência em muitos ainda não atingiram seu ponto máximo aos 60 anos, como exemplo a fluência verbal. Sendo você o maior investimento de Deus aqui na Terra, mesmo enfrentando dificuldades no presente, seja otimista quando ao futuro, pois só o fato de estarmos vivos já é motivo de alegria. Sinta-se feliz, a felicidade é uma realidade e está contida nas pequenas coisas como, por exemplo, em gestos tão insignificantes que, na maioria das vezes, nem os percebemos. Ela existe e está ao alcance de todos, somente sua ótica é variável e muito pessoal.

Luiz Jarbas Godoy

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Criação Divina



"Deus não poderia estar em todos os lugares, por isso Ele criou as mães." (Provérbio Judeu)




Criação Divina



Quando Deus fez o mundo
tudo de bom Ele criou: os
campos, rios, mares, vales,
animais, peixes, flores. Fez
O homem para dominar. Mas,
faltava a candura, a pureza,
a benevolência e o amor:

criou a MULHER.


Eron
PARABÉNS PARA TODAS AS MAMÃES


sábado, 25 de abril de 2009

A SOMA DOS TALENTOS



A soma dos Talentos

Se a nota dissesse:
“Não é uma nota que faz a música...”
Não haveria sinfonia.
Se a palavra dissesse:
“Não é uma palavra que pode fazer uma página...”
Não haveria livro.
Se a pedra dissesse:
“Não é uma pedra que pode montar uma parede...”
Não haveria casa.
Se a gota dissesse:
“Não é uma gota d’água que pode fazer um rio...”
Não haveria oceano.
Se o grão de trigo dissesse:
“Não é um grão de trigo que pode semear um campo...”
Não haveria colheita.
Se o homem dissesse:
“Não é um gesto de amor que pode salvar a humanidade...”
Jamais haveria justiça e paz, dignidade
e felicidade na terra dos homens.
Como a sinfonia precisa de cada nota,
Como o livro precisa de cada palavra,
Como a casa precisa de cada pedra,
Como o oceano precisa de cada gota d’água ,
Como a colheita precisa de cada grão de trigo,
A humanidade precisa de CADA PESSOA.
Você é único, insubstituível,
no lugar em que estiver.
O que você está esperando para entrar em campo e assumir seu compromisso, sua MISSÃO?
(Michael Quoist

quinta-feira, 16 de abril de 2009

DIA NACIONAL DA VOZ


Você já se imaginou sem voz?

A voz é importante na expressão artística de atores e cantores; como instrumento de trabalho (70% trabalhadores): Vendedores, Recepcionistas, Radialistas, Professores, Operadores de telemarketing, Médicos, etc.
Otorrinolaringologista e o Fonoaudiólogo são os profissionais especializados em cuidar da voz, caso ela apresente algum tipo de alteração, tais como: rouquidão persistente por mais de 2 semanas, perda súbita da voz, sem um quadro gripal associado e outros sintomas provenientes do fumo.
A maioria das doenças da voz tem tratamento com medicamentos, fonoterapia ou cirurgia, quando o o problema é diagnosticado mais cedo, maiores são as chances de preservação da voz, principalmente em casos de câncer.
São inúmeros os mitos e crendices em relação aos cuidados com a voz: tomar conhaque para “aquecer” a voz, dar um grito antes de falar em público libera as tensões, pigarrear ajuda na limpeza das cordas vocais, cochichar é bom, pois poupa a voz, chupar pastilhas é bom para a voz.
Os especialistas em cuidar da voz recomendam que não se deve: gritar, cochichar, pigarrear ou tossir à toa, forçar a voz, principalmente quando gripado, fumar, consumir álcool em excesso, praticar exercícios físicos falando, falar em demasia ( em ambiente de fumantes, em ambientes barulhentos ou abertos, em período pré-menstrual e após ingerir grandes quantidades de aspirinas, calmantes ou diuréticos). Assim, para preservar a boa voz deve-se evitar os alimentos derivados do leite e achocolatados antes do uso intenso da voz, os alimentos que causem azia e má-digestão e os ambientes com muita poeira, mofo e cheiros fortes.
Cuidados que ajudam a preservar a voz: articular bem as palavras, falar pausadamente, descansar a voz (fazer momentos de repouso vocal), ingerir muito líquido em temperatura ambiente (1 a 2 litros/dia), cuidar da saúde geral (sono, alimentação, atividades anti-stress).

Dicas do Comitê de Voz da Sociedade Brasileira de Fonoaudióloga para Pais e Professores

Fonte: Sóleis

quarta-feira, 15 de abril de 2009

PESSOAS SÃO MÚSICAS


PESSOAS SÃO MUSICAS

Você já percebeu?Elas entram na vida da gente e deixam sinais.Como a sonoridade do vento ao final da tarde.Como os ataques de guitarras e metaispresentes em cada clarão da manhã.Olhe a pessoa que está ao seu ladoe você vai descobrir, olhando fundo,que há uma melodia brilhando no disco do olhar.Procure escutar.Pessoas foram compostas para serem ouvidas,sentidas, compreendidas, interpretadas.Para tocarem nossas vidascom a mesma força do instanteem que foram criadas,para tocarem suas próprias vidascom essa magia de serem músicas.E de poderem alçar todos os vôos,de poderem vibrar com todas as notas,de poderem cumprir, afinal,todos os sentidos que a elasfoi dado pelo Compositor.Pessoas são como você,com quem temos o prazer de conviver.Pessoas são músicas,como você que temos o prazer de ouvir.Pessoas tem que fazer o sucessoque lhes desejamos.Mesmo que não estejam nas paradas.Mesmo que não toquem no rádio,
APENAS NO CORAÇÃO.


JOSÉ OLIVA

terça-feira, 14 de abril de 2009

TERNURA


TERNURA


DE RISO BONITO,

DE ONDE VEM ESSE AR INFINITO

QUE CHEGA MANSINHO,

TRAZENDO CARINHO

E TERNURA NO OLHAR?...


É LUZ QUE ILUMINA,

É SOL QUE AQUECE,

É AMOR QUE ENVOLVE,

É CANTO DE PAZ


JÁ CHEGA E CONVIDA:

E DIZ QUE ME AMA

E ALEGRE ME CHAMA...


E ASSIM VAMOS NÓS,

CAMINHASTES DA VIDA,

NUM CÉU DE CARINHO.

NAS SOMBRAS DAS ÁRVORES

FAZER NOSSO NINHO.

SONHAR E SER

FELIZ PASSARINHO...


(Óleo Sobre Tela "Cantinho de Paz", Maria Inês Francelin Sabatini, Rio Verde - GO)


Vinhedo, 17 de fevereiro de 2009.







,

segunda-feira, 13 de abril de 2009

HISTÓRIA DE AMOR

Preste a atenção a esta história.

Começa assim:



Em 1965 chega à terra natal uma jovem, que estudava em um Colégio interno.
Estava programada para acontecer uma grande festa de Debutante no Clube Social União e Progresso.
Foi escolhido para servir de cavalheiro para dançar a valsa com a jovem Lucia.
Ele um jovem Eron simpático funcionário de um determinado Banco
A festa foi realizada no dia 15/10/1966, com muita pompa, a socialite toda presente. Ao iniciar as debutantes foram apresentadas, logo em seguida teve início a valsa, cada debutante com seu cavalheiro a bailar pelo salão.
Aí deu iniciou à bela história de amor de Eron e Lucia.
Namoraram quase sete anos para que se conhecessem bem.
No ano de 1972 aconteceu a formatura dos pombinhos, ele técnico em contabilidade ela professora, que aproveitaram a grande alegria de todos, ficaram noivos.
Aos 06/10/1973, casaram-se na igreja matriz de Senhora Santana, foi uma belíssima cerimônia celebrada pelo padre Érico, contou com a presença da mais ilustre autoridade, as pessoas mais simples da cidade. Com o passar dos anos vieram os herdeiros três filhos.
Hoje os filhos estão criados, Eron casado, trabalha na área de petróleo, Tiana formada em pedagogia e Anne terminando a Faculdade de Jornalismo.
Com isso o casal já comemorou Bodas de Prata, Coral, este ano comemorou Bodas de Cedro com muita felicidade.
Que o bom Deus cubra de graça este casal. Que continua fazendo de suas vidas, grande festa com harmonia e paz.

Em 06/10/2008.

TERNURA



Ternura é qualidade do que é eterno; meiguice; disposição para os sentimentos suaves; afecto brando e carinho.

“A ternura ensinou-me amar as pessoas, como se não houvesse amanhã”


Ternura

Eu te peço perdão por te amar de repenteEmbora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidosDas horas que passei à sombra dos teus gestosBebendo em tua boca o perfume dos sorrisosDas noites que vivi acalentadoPela graça indizível dos teus passos eternamente fugindoTrago a doçura dos que aceitam melancolicamente. E posso te dizer que o grande afeto que te deixoNão traz o exaspero das lágrimas nem a fascinação das promessasNem as misteriosas palavras dos véus da almaÉ um sossego, uma unção, um transbordamento de caríciasE só te pede que te repouses quieta, muito quietaE deixes que as mãos cálidas da noite encontrem sem fatalidade o olhar.


VINICIUS DE MORAES





sábado, 11 de abril de 2009

Olhe!!!






Olhe para trás!Veja os obstáculos que você superou. Veja quanto você já aprendeu nestaVida e quanto já cresceram. Olhe para frente!Não fique parado, levante-se quando tropeçar e cair. Peça ajuda à família e aos amigos. Estabeleça metas, tenham planos e prossiga com firmeza. Olhe para dentro!Conheça o seu coração e analise seus projetos; mantenha puros os seus sentimentos.Não deixe que o orgulho, a vaidade e a inveja dominem seus pensamentos e seu coração. Olhe para baixo!Perceba as pequenas coisas e aprenda a valorizá-las. Olhe para cima!Há um Deus maior do que você, que o ama muito!E tem todas as coisas sob seu controle. Olhe para Deus!Perceba a profundidade, a riqueza e o poder da bondade divina. Sinta esse Deus que olha para você em todos os dias da sua vida, em especial nos dias que tudo parece sem sentido e sem ânimo.Olhe para você!Perceba a profundidade, a riqueza e o poder da bondade divina.Sinta esse poder que existe em você.Seleções de Marcelo Zandonadi Geraldo

COMO SERVIR CHAMPANHE





O espumante é o vinho, dentre todos, que se serve mais frio, ao redor dos 9º C. Essa é mais ou menos a temperatura de uma geladeira doméstica em uso rotineiro. Ele deve ser servido em taças longilíneas, alongadas, conhecidas como flüte, ou flauta. Assim, com uma boa altura de líquido, é possível apreciar a pérlage, que tanto trabalho deu ao vinicultor para ali estar. As taças planas e rasas, que o folclore dizia terem sido­ moldadas nos seios da rainha francesa Maria Antonieta (que morreu na guilhotina durante a Revolução Francesa, de 1792) estão em desuso tecnicamente, mas é claro que podem ser utilizadas também. As taças do tipo flauta devem ser previamente resfriadas e enchidas em duas fases, para que o excesso de espuma não derrame borda a fora. A abertura de uma garrafa de espumante é um ritual à parte, pois dispensa o uso de ferramentas especiais, como o saca-rolhas (embora existam instrumentos que ajudam a empunhar e firmar a rolha). A rolha do espumante é amarrada por uma gaiola metálica e fica parcialmente exposta, permitindo que seja puxada por essa porção externa. A garrafa deve estar bem fria e não ter sido chacoalhada durante o transporte até a mesa, pois caso contrário uma expulsão explosiva será inevitável. O espocar da rolha, tão celebrado em festas e comemorações (como nas corridas automobilísticas, por exemplo) é tecnicamente indesejável, pois faz com que se perca uma parte importante do gás carbônico, cujo aprisionamento tanto custou - e que, afinal, é o elemento que faz a diferença entre um vinho tranqüilo e um espumante. Assim, ao abrir um espumante, certifique-se de perder o mínimo possível de pressão - e de não ser atingido pela rolha. A rolha, assim que afrouxada a gaiola, torna-se um projétil em potencial, responsável por muitos copos quebrados e olhos roxos mundo afora. Cobri-la com um guardanapo de serviço durante toda a operação de remoção é uma boa estratégia. O vinho espumante deve ser degustado bem frio. Para mantê-lo na temperatura ideal de consumo é recomendável deixar a garrafa dentro de um balde com água e gelo. Não esqueça de envolver a garrafa com um guardanapo de serviço quando retirá-la da água, para que não molhe a mesa ou os convivas.Como Servir o ChampanheO champanhe deve ser servido sempre gelado. Serve-se num copo alto, esguio e com pé (flut) ou numa taça de champanhe.A temperatura recomendada é de 4º a 6º (nunca inferior).Para gelar uma garrafa de champanhe de uma forma rápida e simultaneamente manter essa temperatura deve colocar-se uma camada de gelo moído num frapé (1/3). Depois de colocar a garrafa deitar um punhado de sal em cima do gelo. Deitar nova camada de gelo e mais um punhado de sal.Cobrir com gelo até acima. A função do sal consiste em manter o gelo mais tempo.
O CHAMPAGNE
Costumam classificá-lo como o "Rei dos Vinhos".É uma das bebidas mais deliciosas do mundo.Não há celebração de vulto em que o champanhe não esteja presente, é o vinho das festas por excelência.Um resumo da sua históriaO champanhe é um do vinho espumante natural, produzido na região com o mesmo nome, em França. Aos romanos atribui-se o facto de terem plantado as vinhas na região, embora haja documentos históricos que atestam que a cultura da vinha vem de muito antes, como do famoso escritor de então Plínio, que escrevia já dos famosos vinhos e vinhas desta região, e aos romanos se deve o início da produção dos espumantes em França.